TPC II - O PROFESHOW E O PROFECHATO
Por Fabiano Brum
Atualmente o tema educação e o processo de ensino-aprendizagem têm sido amplamente discutidos em diversos meios de comunicação. Metodologias, materiais didáticos, integração da família na escola, capacitação de professores, são assuntos frequentemente abordados.
Quando vemos alguma informação ligada à educação, vez ou outra nos recordou de alguns professores que tivemos em nossa vida escolar. Do infantil até o ensino médio, na graduação ou na pós-graduação, vários foram os profissionais que estiveram lecionando na sala de aula onde estávamos matriculados.
Alguns deles nos lembramos pelo companheirismo, outros pela rigidez na condução do conteúdo, uns pela excelente didática e outros pela total ausência dela. O curioso é que normalmente nos lembramos daqueles que foram excelentes professores e, também, dos que foram péssimos. Raramente nos lembramos dos professores medianos.
Isso porque ficam guardadas em nossa memória as experiências que se diferenciam das nossas expectativas, ou seja, aquelas que foram positivamente além daquilo que imaginávamos e, da mesma forma, temos facilidade de registrar aquelas que ficaram aquém.
Por que alguns professores conseguem envolver seus alunos na compreensão dos conteúdos, na discussão e participação em sala de aula e outros não? O que caracteriza esse professor considerado bem-sucedido? De qual natureza são os recursos internos de que dispõem os educadores e que desenham sua competência?
Educar pessoas não é uma tarefa fácil, e a profissão de educador é uma das mais desafiadoras e exigentes. O relacionamento com o aluno, lidar com a sensibilidade e a curiosidade da criança, a inquietude e o dinamismo da juventude, a transformação de saberes e a internalização de valores educativos, são atividades que exigem profissionalismo, preparação e amor pela educação.
De uma forma geral percebemos que virou moda “desacreditar” da profissão de professor, vemos até mesmo professores falando mau de seu próprio ofício. Porém temos visto professores que dão um verdadeiro show de desempenho em sala de aula. Para estes dou o nome de PROFESHOW!
O Profeshow é aquele que ama sua profissão, é pesquisador, movido por desafios e pela necessidade de aperfeiçoamento contínuo. Propicia aos seus alunos oportunidades de construção e reconstrução do conhecimento, fundamentado no aprender a aprender, no aprender a pensar, no aprender a ser, no aprender a conviver, como formas para ampliação da compreensão do mundo.
O Profeshow inova em sua metodologia,entende que não existem trinta alunos em sua sala, mas sim trinta pessoas, e que cada indivíduo necessita de estímulos diferentes para que ocorra o aprendizado. O Profeshow é motivado e motivador, inspirado e inspirador em suas atitudes. Excelente comunicador, ele sabe que é preciso conquistar a atenção, o respeito e a admiração.
O Profeshow fez a escolha pela área de educação, ele é “professor na plenitude da palavra”, dedicando-se a fazer o melhor pelos seus alunos, pela sua escola, colegas de trabalho, pela sociedade e pela sua profissão. Por outro lado, temos o PROFECHATO. O perfil do Profechato é exatamente o contrário do Profeshow. Está sempre de mau humor, critica sua profissão, completamente sem entusiasmo, encara o dia a dia do seu trabalho como um árduo fardo a ser carregado. Suas aulas são monótonas, sem conteúdo e sem vida. Aliás, vida é tudo o que falta para o Profechato.
Dizem que a nossa vida é feita de escolhas. Qual é a sua escolha? Ser um Profeshow ou um Profechato?
É que queremos é dar show em nossas aulas independente da opção que fazemos estamos sempre sendo desafiados por nos mesmos e por nossos alunos tomo por exemplo meus alunos das turmas de Acd que e a cada ano tenho que inserir novidades, pois muitos estão no seu sexto ano de ginástica,quarto ano de vôlei e com orgulho posso dizer que eles já criam coreografias, veem jogadas novas no vôlei e isso é um gratificante pra mim pois não sou a detentora do conhecimento pois como foi visto no texto aprender a aprender e uma dádiva e acredito que com isso não só eu dou show mais os meus alunos também. Na verdade a minha maior satisfação e me reinventar a cada ano e ainda assim ficar deslumbrada com tudo que ambos nos proporcionamos eu com eles e eles comigo isso é dar show.
ResponderExcluirEu acredito que tive muita sorte de ter professores maravilhosos, onde por exemplo a de Geografia acabou que colaborando com meu futuro, de tanto que eu gostava da disciplina, e guardo o nome dela até hoje (Amália), depois na faculdade tive professores que chamo de mitos Luiz Maria e Angela Frigerio.
ResponderExcluirEu sou uma pessoa que gosto de me atualizar, fazer cursos de extensão, estar atenta a tudo que acontece no mundo , pois geografia acontece o tempo inteiro, seja por questões físicas do planeta, seja por questões políticas, sociais e até culturais.
Todos fins de semana tiro algumas horas para planejar minhas aulas classe por classe, e sempre tenho muito conhecimento a oferecer, adoro motivar, e gosto que meus alunos veja a geografia como algo positivo e dinâmico.
Já trabalho a 9 anos como professora e já trabalhei com fundamental, médio e EJA. Adoro que meus ex alunos reconheça e falem comigo nos lugares, e sinto muito orgulho quando os vejo prosperando, cursando faculdades, em bons empregos...
Ser um professor chato não é legal, uma classe que se possa trabalhar e se doar ao máximo me faz muito feliz e realizada. agora quando uma classe não colabora, sinto muito pena daqueles que estão sendo prejudicados em seu aprendizado.
Professora Roberta S Cunha
Acredito que conseguir agradar à todos é muito difícil, mesmo sendo um profeshow para a maioria, outros não terão a mesma opinião, pois numa sala com 30 alunos temos diversas formas de pensar e a personalidades. O mais importante que agradar à todos é ser um profissional ético e humano, utilizando as aulas para tornar os alunos cidadãos críticos e informados. A didática, o respeito e a humanidade é que fazem com que a aula seja um show.
ResponderExcluirA mais importante tarefa,está em como fazer o aluno estudar,mesmo com criatividade e a tao falada capacidade de se comunicar ,mesmo se comunicando o professor enfrenta na verdade a má vontade de estudar,seja qual,for o método obtido,espero que algum dia eu consiga,com que os alunos venham sabendo o que vem fazer na escola,qual a importância da escola para sua vida.
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ResponderExcluirO texto é muito pertinente, pois estamos em contato direto com os educandos e necessitamos ler textos assim.
Serve como uma reciclagem de conceitos, serve com reflexão.
Na minha opinião, estamos sempre procurando a evolução, o melhor de nós e o melhor em nós.
Escolhi a Educação por acreditar que posso ser útil para a formação desses nossos jovens.
Passamos por dificuldades, conversando com os alunos vemos as dificuldades que eles passam.
Eu ainda não sou uma ProfessoraShow mas gostaria de ser, me esforço e ainda me considero mediana.
Por mais textos assim.
Professora Val Oliveira