As estruturas essenciais do processo educacional e a organização escolar vinculam-se em torno da importância da concepção do sujeito para resolver situações-problemas do cotidiano, que envolvem distintos graus de complexidade. São nessas situações que o aluno passará a exercitar habilidades e competências através dos conteúdos.
Hoje em dia nós não devemos apenas aprender o “Teorema de Pitágoras”, mas devemos sobretudo além de aprender, mobilizar esse conhecimento para resolver problemas de geometria. Atualmente a sabedoria de quem ensina é enfocada na elaboração de programas com observação das práticas sociais, identificando situações com as quais os seus alunos serão confrontados. Devemos saber desenvolver estratégias para resolver conflitos, saber cooperar, saber viver com normas , saber conviver a fim de interagir na diversidade cultural.
O conceito de competência está intimamente relacionado à idéia de laboralidade e aumenta a responsabilidade das instituições de ensino na organização dos currículos e das metodologias que propiciam a ampliação de capacidades como resolver problemas novos, comunicar idéias, tomar decisões.A competência é um conjunto de saberes e habilidade é um saber-fazer relacionado à prática do trabalho, mais do que mera ação motora. As habilidades são essenciais da ação, mas demandam domínio de conhecimentos.Ao educar para competências será através da contextualização e da interdisciplinaridade, com conteúdos pertinentes à realidade do aluno.
Habilidade = capacidade técnica de realizar determinada tarefa, desenvolvida através da teoria e prática. Ex.: Dirigir automóvel: experiência e conhecimento.
Competência = aptidão para cumprir alguma tarefa ou função - Dirigir é a competência
Vamos exercitar.
Segue duas habilidades para serem desenvolvidas com os alunos, elabore uma atividade para cada habilidade.
Segue duas habilidades para serem desenvolvidas com os alunos, elabore uma atividade para cada habilidade.
- Inferir informação implícita em um texto ( conto, miniconto, crônica, trecho de romance, fábula, charge, história em quadrinho ou letra de música )
- Identificar o público-alvo de um texto (artigo de opinião, carta do leitor, trecho de romance, conto, poema, anúncio publicitário).
Atividade: fábula
ResponderExcluirLeitura da fábula com os estudantes eles lendo.
Em grupo logo após a leitura estabelecer a reorganização dos paragrafos que previamente foram separados na preparação da aula pela professora.Por fim o aluno deve adquirir a habilidade também de encontrar o moral da fábula no texto dado
Professora Val
Atividade:anúncio publicitário.
Na sala de informática escolher um anúncio voltado para a importância da reciclagem.
Concluir com os alunos em discussão sobre a importância dos envolvidos e quem são esses envolvidos no ato de reciclar. Discutir benefícios individuais e coletivos.
Estou ensaiando para o dia das mães e com isso estou usando habilidade e competência pois pego a letra da música e monto a coreografia em cima da letra ou seja a habilidade de executar os passos e ter a competência de fazer os gestos por exemplo: A música de Tiago Iorc (Eu amei te ver) quando a letra diz "Ah" eleva as mãos ao alto e desce continuando "quase ninguém vê" todos esconde o rosto nas mãos e usamos as duas vertentes as habidade de cada um e a competência de ambos cociliando com a letra da música. Os alunos decoram com mais facilidade tanto a coreografia quanto a letra desta forma.
ResponderExcluirATIVIDADE EM QUADRINHOS,fiz uma atividade alguns anos, envolvendo historia em quadrinhos,em que os alunos pesquisaram sobre o assunto e em seguida montava uma historia sobre o assunto abordado,feito por eles mesmo,com desenhos diversos.no momento foi bastante gratificante poque a sala envolvida era bastante complicada.
ResponderExcluirEstamos envolvidos com a apresentação para o Dia das Mães. Escolhemos a música, ouvimos e conversamos sobre como será apresentada. Na próxima semana, passaremos para a etapa dos ensaios coletivos.
ResponderExcluirUsando a apresentação para o Dia das Mães estamos montando um vídeo que será passado enquanto os alunos estarão cantando.