terça-feira, 3 de abril de 2018

TPC IV-Tipos de Avaliação 

Avaliação  Diagnóstica

Por que a aprendizagem diagnóstica é importante?


Resultado de imagem para avaliação diagnóstica charge
                      
              É uma avaliação pedagógica e não punitiva, que vai além da prova clássica, cujo objetivo é contabilizar acertos e erros, conforme definido por Yves de la Taille. Com a avaliação diagnóstica, o professor deve ser capaz de chegar à matriz do erro ou do acerto, interpretando a produção do aluno.
            De acordo com a avaliação diagnóstica, o professor precisa localizar, num determinado momento, em que etapa do processo de construção do conhecimento encontra-se o estudante e, em seguida, identificar as intervenções pedagógicas que são necessárias para estimular o seu progresso. Esse diagnóstico, onde se avalia a qualidade do erro ou do acerto, permite que o professor possa adequar suas estratégias de ensino às necessidades de cada aluno.
           A ideia da avaliação diagnóstica surgiu a partir da abolição da repetência no ensino fundamental nas escolas públicas, com a chamada progressão continuada, implantada com base nas recomendações contidas na Lei de Diretrizes e Bases ( LDB ) de 1996.
              De acordo com os estudos de Bloom ( 1993) a avaliação  diagnóstica do processo ensino - aprendizagem é adequada para o início do período letivo, pois permite conhecer a realidade de conhecimento em que o aluno se encontra. O professor tem como principal objetivo verificar o conhecimento prévio de cada aluno, tendo como finalidade de constata os pré-requisitos necessários de conhecimento ou habilidade de que os estudantes possuem para o preparo de uma nova etapa de aprendizagem.
               É possível observar que a avaliação diagnóstica possui três objetivos. O primeiro é identificar a realidade de cada aluno que irá participar do processo. O segundo é verificar se o aluno apresenta ou não habilidades e pré-requisitos para o processo. O terceiro objetivo está relacionado com a identificação das causas, de dificuldades recorrentes na aprendizagem. Assim é possível rever a ação educativa para sanar os problemas.
                 Após ler o texto acima, como você analisa a avaliação diagnóstica? Ela é uma ferramenta importante no processo de aprendizagem do aluno? 

                 
Material de pesquisa:
  • http://ead.infraero.gov.br/moodle/mod/glossary/view.php?id=18664
  • MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete avaliação diagnóstica. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/avaliacao-diagnostica/>. Acesso em: 08 de nov. 2016.
  • http://www.pedagogia.com.br/artigos/funcoes_avaliacao/?pagina=2

4 comentários:

  1. Claro que sim e por meio dela que podemos analisar possíveis avanços e atrasados dos alunos para que nos tentamos um parâmetro para que ambos possam evoluir no aprendizado tanto aqueles com mais ou menos dificuldades. Não podemos parar tanto a ponta do iceberg quanto o final tenham estímulos para aprender. Já nos professores também temos base de como iremos sanar possíveis atrasos com nosso planejamento pois já que essa avaliação se da no início do ano pois toda ferramenta para o aprendizado é válida.

    ResponderExcluir
  2. A AAP é de muita importância pois além das habilidades que o aluno é submetido em seus conhecimentos ele também adquire prática em preencher gabarito como são as provas oficias de concurso e vestibulares.
    Me incomoda o fato de a minoria dos educandos ficarem ansiosos e responderem o gabarito sem ler. Seria interessante a equipe escolar e também a Secretaria da Educação ajudar em relação a esse fato. Mas reafirmo que é de máxima importância no diagnóstico das dificuldades e na flexibilização das atitudes futuras.
    Professora Val Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Vejo,a avaliação diagnostica,sendo muito importante para diagnosticar o processo de ensino e aprendizagem,do qual todos nós professores conseguimos verificar como o nosso aluno tem desenvolvido ao longo dos seus estudos,porém é através desse processo podemos melhor preparar as aulas que serão ministradas.

    ResponderExcluir
  4. Há importância na avaliação diagnóstica, em averiguar o quanto o educando realmente aprendeu, o quanto foi divulgado o conteúdo e de qual forma, para que ficasse gravado na memória do mesmo. Claro que este tipo de avaliação devemos como educadores estar fazendo sempre no decorrer dos conteúdos aplicados para irmos trilhando por caminhos mais fáceis a medida que vamos descobrindo as necessidades de cada educando.

    ResponderExcluir