domingo, 6 de maio de 2018

ATPC- IX - Como se resolve a Indisciplina

Não há solução fácil. Mas é essencial trabalhar - como conteúdos de ensino - as questões relacionadas à moral e ao convívio social e criar um ambiente de cooperação




As estratégias usadas atualmente por  parte dos professores para lidar com a indisciplina estão na contramão do que os especialistas apontam ser o mais adequado. O teste ao lado é uma forma de mostrar que é preciso rever conceitos. Não se assuste se você pensou que alguns dos itens estivessem corretos - a maioria dos docentes brasileiros tende a concordar com eles. Pesquisa realizada em 2008 pela Organização dos Estados Ibero-Americanos com cerca de 8,7 mil professores mostrou que 83% deles defendem medidas mais duras em relação ao comportamento dos alunos, 67% acreditam que a expulsão é o melhor caminho e 52% acham que deveria aumentar o policiamento nas escolas. 

Se a repreensão funcionasse, a indisciplina não seria apontada como o aspecto da Educação com o qual é mais difícil lidar em sala de aula, como mostrou outra pesquisa, da Fundação SM, feita em 2007 com 3,5 mil docentes de todo o país. Até mesmo os alunos acreditam que o problema vem crescendo. Em investigação feita em 2006 por Isabel Leme, da Universidade de São Paulo (USP), com 4 mil estudantes das redes pública e privada de São Paulo, mais de 50% deles afirmaram que os conflitos aumentaram mesmo nas escolas que estão cada vez mais rígidas. "O problema é que as intervenções são muito pontuais e imediatistas. O resultado é uma piora nas relações entre alunos e professores e, consequentemente, no comportamento da turma", acredita Adriana de Melo Ramos, do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Moral (Gepem), da Unesp, campus de Rio Claro.

Refletindo sobre este assunto...
Quais seriam as saídas para mudar este quadro ?    

4 comentários:

  1. De fato as coisas estão do avesso está atingindo até a mim e os meus alunos que a algum tempo só eram exemplo e orgulho, precisamente tem duas semanas que falei com meus alunos a respeito de indisciplina e suspensão, eu tive que da um ultimato, parei minhas aulas com uns 35 alunos e conversamos sobre o assunto em questão e ficou combinado que se mais algum aluno ficasse suspenso ficaria também das aulas de acd porém seria um afastamento de um mês (eles amam esporte) e o mais incrível foi que falamos durante uns 15 minutos e ainda assim foi pouco porque esta semana mais uma aluna foi suspensa por uma série de indisciplina com isso estou revendo os meus conceitos e fazendo uma análise de tudo o que aconteceu e o que esta acontecendo. Acredito que os pais também estão omissos pois no caso da aluna desta semana a mãe pouco falou e no dia seguinte lá filha estava dando show de bolinha de papéis na sala, gritando e desacatando a professora. O que eu acho, é o que eu devo fazer? Falar com pais e com eles que estão sem limites na escola,em casa e em suas vidas sociais pois fazem o que querem, na hora que querem e se não querem se acham no direito de não fazer na verdade eles são apenas adolescentes descontrolados e precisam de controle primeiramente dos pais e só depois de nos professores temos que nos unir porque coisas estão difíceis e não impossíveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. certíssima , temos que usar as armas que temos, sei que posso sempre contar com vc. \sou sua fã... pelo seu zelo e comprometimento com os alunos.

      Excluir
  2. VIVEMOS,de fato momentos bastante dificil pelo qual percebo que estamos longe de obter um resultado sastifatório,a falta de educação desses alunos,não está na escola e sim naquilo que não conseguiu no tempo exato,culpo muito o que ocorre,na sociedade de omissos,em que tudo posso no meu bem está,a proteção desses alunos é de fato inacreditável,o professor que olha, muito o passado não poderá viver, junto a essa geração que tudo pode, a indisciplina,requer de todos uma união, em que eles percebam, que estão de fato cercados.

    ResponderExcluir
  3. Vivemos momentos delicados e de inversão de valores, e cada ano que passa a coisa prece que fica pior. Particularmente fico desnorteada quando vejo meio dúzia de alunos comprometer todo um trabalho que montei com todo zelo e tirar o Direito de aprender dos outros alunos, e principalmente dos poucos comprometidos.
    Vivemos em uma sociedade omissa de valores, pais desinteressados e um ESTADO colaborativo para o desencaminhamento do saber, temos em várias escolas exemplos de alunos que chega ao fundamental 2, sem saber escrever e ler.
    A Indisciplina e regras nas escolas precisa ser revistas em grandes esferas, tudo virou um grande circo de horrores e preocupante, pois fica impossível ter qualidade de ensino em um ambiente onde se é mais primordial a integridade física e mental que poder desenvolver um trabalho de primeira linha.

    ResponderExcluir