domingo, 28 de janeiro de 2018

Qual Milho de Pipoca você é?

             TPC I - Qual Milho de Pipoca você é?

                                        (texto reflexivo p/ quem aprecia leitura)



A transformação do milho duro em pipoca macia é simbolo da grande transformação por que devem passar as pessoas para que elas venham a ser o que devem ser.
O milho de pipoca não é o que deve ser.
Ele deve ser aquilo que acontece depois do estouro.
O milho de pipoca somos nós: duros, quebra-dentes, impróprios para comer.
Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo.
Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre.
Assim acontece com gente. As grandes transformaçoes acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira.
São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosas. Só elas não percebem. Acham que é o seu jeito de ser. Mas, de repente, vem o fogo.
O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos. Dor.
Pode ser o fogo de fora: perder um amor, perder um filho, ficar doente, perder o emprego, ficar pobre.
Pode ser o fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão, sofrimentos cujas causas ignoramos.
Há sempre o recurso do remédio. Apagar o fogo. Sem fogo, o sofrimento diminui. E com isso a possibilidade da grande transformação. pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro ficando cada vez mais quente, pensa que a sua hora chegou: vai morrer.
Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar destino diferente. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz.
Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece:
Bum!
E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente que ela mesma nunca havia sonhado.
Piruá é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisas mais maravilhosas do que o jeito delas serem. A sua presunção e o medo são a dura casca que não estoura. O destino delas é triste. Ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca e macia. Não vão dar alegria a ninguém. Terminado o estouro alegre da pipoca, no fundo da panela ficam os piruás que não servem para nada.
Seu destino é o lixo.
E você o que é?
Uma pipoca estourada ou um piruá? 
Texto de Rubem Alves

9 comentários:

  1. Ao longo da vida estamos sempre em transformação. Acredito que a mudança de milho para pipoca não aconteça de uma hora para outra e sim no decorrer das experiências cotidianas. O que acontece em sala de aula nos mostra que precisamos sempre aprender também e que não estamos lá apenas para ensinar, todos os alunos têm uma lição de vida que nos acrescenta e experiência que nos aprimora. Devemos ter a humildade para crescer e não ficarmos na condição de piruá que apenas se aqueceu, mas não se transformou. Portanto me considero na condição de milho ainda... nem pipoca e nem piruá... ainda estou aquecendo-me e em constante transformação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito professora estamos sempre em processo de mudança e aprendizagem, feliz daquele que é humilde o suficiente para perceber que nunca saberemos tudo.

      Excluir
  2. Lembrando de algumas experiencias vividas, tendo que passar pelo fogo, as vezes inesperado, outras vezes vendo ele se aproximar e não podendo fugir dele, penso que sou pipoca estourada. Hoje sei que a oportunidade profissional que estou tendo é para dizer aos meus alunos o quão importante é ser milho e deixar-se aquecer sem medo, permitindo que as transformações venham dia a dia sem resistência. Ser piruá nunca. Ser milho é importante mas passar pelo fogo muito mais. Ele nos permite reconhecer quem realmente somos e o quanto precisamos ser transformados. Muito bom texto, me fez refletir bastante.

    ResponderExcluir
  3. Em nossa vida é impossível ser piruá pois ficaríamos estagnados ou perdidos a evolução é constante devemos estar abertos ao novo, ao belo a tudo e a todos porque

    ResponderExcluir
  4. Em nossa vida e impossível ser piruá pois ficaríamos estagnados ou perdidos a evolução e contante devemos estar abertos ao novo, ao belo, a todo e a todos porque a todo momento surgem situações problemas seja em casa com a família ou em nosso emprego haja vista que são várias vidas ocupando o mesmo espaço (sala de aula) e com isso somos obrigados a estourar não tem como ficar escondidos ou se camuflando é quando acontece o Bum para vida.Seja você uma pipoca.

    ResponderExcluir
  5. O que jugo bonito e transformador, no ser humano é a forma dele ter a capacidade de mudar.Fico triste quando observo, que alguns acham incapazes de mudar. A mudança traz benefícios que eles desconhecem. O lixo também é reciclado, sujeito a mudança. Mas,fico feliz que faço o que escolhi,e procuro amar aqueles,que estão em minha volta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas vezes não se trata de incapacidade de mudar, mais sim de percebemos que precisamos mudar, e reconhecer tal proposito e para aqueles que acreditam no que fazem.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O texto é muito pertinente, pois estamos em contato direto com os educandos e necessitamos ler textos assim.
    Serve como uma reciclagem de conceitos, serve com reflexão.
    Na minha opinião, estamos sempre procurando a evolução, o melhor de nós e o melhor em nós.
    Escolhi a Educação por acreditar que posso ser útil para a formação desses nossos jovens.
    Passamos por dificuldades, conversando com os alunos vemos as dificuldades que eles passam.
    Eu ainda não sou uma ProfessoraShow mas gostaria de ser, me esforço e ainda me considero mediana.
    Por mais textos assim.
    Professora Val Oliveira

    ResponderExcluir