TPC V - Visitação em sala de aula

O papel da coordenação pedagógica é melhorar a prática docente na formação continuada na escola. E, para saber das necessidades da equipe para ensinar melhor, quem exerce essa função tem inúmeros recursos, como analisar o planejamento das atividades, as produções dos alunos e o resultado das avaliações. Contudo, existe uma ferramenta que vai direto ao ponto e permite um conhecimento mais estreito dos problemas didáticos: é a observação feita na sala de aula.
O objetivo dessa ferramenta de formação é analisar as interações que são construídas entre o professor, os estudantes e os conteúdos trabalhados. Muitas vezes, o próprio docente não percebe que uma pequena mudança em sua prática pode levar a resultados mais positivos - e uma pessoa de fora tem mais facilidade para apontar um caminho.
O objetivo dessa ferramenta de formação é analisar as interações que são construídas entre o professor, os estudantes e os conteúdos trabalhados. Muitas vezes, o próprio docente não percebe que uma pequena mudança em sua prática pode levar a resultados mais positivos - e uma pessoa de fora tem mais facilidade para apontar um caminho.
Durante a observação em sala de aula, é preciso verificar como se desenvolvem as interações entre professores, alunos e conteúdos e de que forma elas podem se tornar tema da formação continuada na escola
O trabalho de observação não termina quando o coordenador sai da sala de aula. Ao contrário. Talvez a parte mais importante venha a seguir: a conversa com o professor.
Veja o vídeo abaixo que abordar o Olhar do Gestor na observação em sala de aula
A plataforma Foco Aprendizagem elaborou um protocolo para orientar os Coordenadores sobre a Visitação em sala de aula, nessa ficha está sendo analisado quatro fatores importantes:
- Aspectos Organizacionais
- Aspectos Pedagógicos
- Relação Professor/Aluno
- Avaliação da Aprendizagem
Comente no Blog.:
O que você acha sobre o acompanhamento do Coordenador em Sala de Aula..
Embora alguns fiquem um pouco incomodado eu gosta pois assim ele ver sua didática a forma como você aborda o aluno e que como o aluno aborda o professor como ele esta aprendendo ou não ou seja um parâmetro para ver se ambos professor e aluno estão progredindo. E também auxiliar o professor em algo a mais caso ele precise de uma visão de fora, que este diga se você está tendo êxito em sua aula estando no caminho certo.
ResponderExcluirvejo de forma produtiva,porque atraves de uma outra opinião,consiga resolver,o que talvez não consigo a muito tempo,acredito que seja para somar e acrescentar o dificil em facil, cada professor tem sua forma de levar o conhecimento,as vezes meus alunos não precisa de conhecimento, mas de uma simples palavras,voce consegue e é capaz.
ResponderExcluir