ATPC XI Gestão da sala de aula
O sucesso da aula depende da interação entre todos, além de sua capacidade de se antecipar e se preparar para imprevistos.
Como você se sente na hora em que abre a porta da sala e entra para dar sua aula? Confiante ou apreensivo? Quem leciona sabe que a tensão vem quando não se está bem preparado. O planejamento é um pré-requisito para o seu trabalho - não há dúvida. Mas, na hora de colocá-lo em prática, o que fazer se um aluno não entende o que você pediu? E se faltou tempo para terminar a tarefa? Pior: se as crianças começam a brigar? Nem os educadores experientes estão livres de momentos como esses. "Ter uma boa gestão da sala de aula ajuda a contornar problemas desse tipo. O professor tem de dar conta do previsto, lidar com o inesperado e administrar a rotina para que todos aprendam", diz Rosaura Soligo, coordenadora de projetos do Instituto Abaporu de Educação e Cultura, em Salvador.
No livro Ensinar: Agir na Urgência, Decidir na Incerteza (208 págs., Ed. Artmed, tel. 0800-703-3444, 60 reais), Philippe Perrenoud diz que as particularidades da sala de aula fazem com que o professor enfrente uma série de impasses sobre como atuar e precise manter o equilíbrio entre fazer o planejado e não reprimir os alunos. "Esses dilemas não conseguem ser totalmente superados pela experiência nem pela formação. No entanto, a consciência de que eles ocorrem ajuda a conviver com a complexidade." O sucesso do ensino depende de vários fatores, como a interação entre as crianças e a relação delas com você e com o objeto de conhecimento. Para planejar levando em conta a personalidade e o nível de aprendizado de cada um, é preciso observar, fazer diagnósticos e analisar a produção deles com frequência.
Saiba mais: http://novaescola.org.br/formacao/gestao-sala-aula-voce-seguro-classe-713785.shtml
De uma forma descontraída, resolvi compartilhar o vídeo do Mr. Bean, onde ele se encontra em situação desafiadora para dar aula, veja ...
Para refletir e comentar:
- O Mr. Bean estava preparado para dar aula no começo do vídeo?
- Qual era seu desafio?
- Qual estratégia ele utilizou?
- O que podemos aprender com esse vídeo?
As vezes estamos preparados para ministrar uma aula que mentalizamos que seja de interesse dos nossos alunos porém o desafio é ainda maior, não é o que almejamos para eles e sim o que de fato lhes traz clareza e motivação. Por vezes utilizamos estratégias errôneas e temos que nos reinventar, foi o que o Mer Bean fez no início do vídeo ele foi bombardeado pelos alunos "quem nunca" não é passou por isso, porém depois mudou de estratégia é aquele pouco de leite que faltava colocar no café foi a motivação que faltava para que ele de forma concreta mudasse todo seu planejamento. É que passamos em sala de aula algo desafiador,horripilante as vezes,extenuante para que depois seja prazeroso e misto agredoce e algumas vezes temos que descer ao nível deles e depois trata-los como iguais para que possam perceber que só queremos que aprendam algo novo que eles já conhecem mais não totalmente e se houverpor parye deles interesse, colaboração e troca de ambas as partes o trabalho flui e não se torna chato nem massante todos ganham com isso nos professores por ve-los entusiasmados com o aprendizado pois a satisfação deles é a nossa nos tornamos útil.
ResponderExcluirMuitas vezes,nos preparamos para aplicar uma aula e nos deparamos com outras situações,que requer a mudança,acordanmos e pensamos,qual vai ser o desafio do dia,a troca de ambiente confesso, que é bastante gratificante,faz uma diferença que só quem faz pode testificar.Sempre estamos diante do novo,não podemos dizer que vivemos a mesma coisa,que não é verdade,todo dia é um dia diferente.Mas para que o professor compreenda isso,tem que ter certeza que ainda ama o que faz e tem que ter uma segunda opção.
ResponderExcluir