domingo, 10 de junho de 2018

ATPC XII               Tema: Gestão de Aula 

                                                    Motivando os alunos


Resultado de imagem para mensagens de motivando os alunos


                     Independente da área, disciplina ou região em que ensina ou estuda, qualquer aluno precisa de motivação para que seja bem-sucedido academicamente. Além dos fatores pessoais e profissionais, os estudantes também podem contar com o papel que o educador desempenha nas suas rotinas escolares para encontrar maior determinação e manter a disciplina.
                    Conheça 21 práticas simples como sugestão que farão a diferença na motivação de seus alunos.
1. Ofereça um sentimento de controle
A orientação de um professor é muito importante para que os objetivos de cada aula sejam cumpridos. Mesmo assim, os estudantes devem ter liberdade e algum controle da sua rotinapara que não se sintam obrigados ou prisioneiros. Tais restrições apenas afastam os alunos do prazer da aprendizagem e dos seus benefícios.
 2. Defina os objetivos
Não saber quais são os objetivos de determinada tarefa ou conteúdo ensinado é uma fonte de frustração para os estudantes. Informá-los sobre a utilidade das teorias e dos trabalhos que realizam irá ajudá-los a entender que as notas não são a única coisa importante nos estudos.
 3. Liberte o ambiente de ameaças
Ninguém consegue realmente aprender se o que motiva é o medo. É claro que é necessário entender que cada ação é seguida da sua respetiva consequência, mas isso não significa que se deva procurar controlar os alunos através de ameaças.
 4. Mudar o cenário
sala de aula é um bom ambiente para o ensino e a aprendizagem, mas a educação não deve ficar presa apenas aos muros das instituições. Passeios educativos ou até mesmo a troca de salas podem ajudar os estudantes sentirem-se mais focados.

   5. Ofereça experiências variadas
Não há apenas uma maneira de aprender, seja qual for a matéria. Os alunos irão interessar-se por determinado conteúdo na medida em que forem estimulados por ele. Na busca pela melhor metodologia para cada estudante, procure oferecer diferentes experiências educacionais.


6. Competitividade positiva e equilibrada
A competição equilibrada e positiva em sala de aula não deve ser uma constante, mas o seu emprego casual também é uma alternativa para a motivação dos estudantes.
 7. Ofereça recompensas
Todos gostam de presentes. Oferecer aos alunos algo que seja de seu interesse irá ajudá-los a serem mais esforçados e a encontrarem motivação para se concentrarem nos estudos com diligência.
 8. Fazer com que se sintam responsáveis
Muito do desinteresse dos estudantes pode estar relacionado com a falta de responsabilidade que estes sentem em relação aos seus estudos e ao futuro profissional que terão para si de acordo com os esforços académicos.
 9. Permita que trabalhem junto
trabalho em equipa traz maior movimento, interação e dinâmica entre os estudantes.
 10. Reconheça os méritos
De nada adianta os alunos se esforçarem se a dedicação não for reconhecida pelos professores. A frustração e a falta de incentivo rapidamente tomarão controle daquilo que conquistaram até o momento.


 Analisando as sugestões acima, desenvolva em suas aulas algumas delas e comente o resultado no blog.

Um comentário:

  1. Posso comentar o item 4 (mudança de cenário)quando fui levar as minhas alunas do vôlei para jogar em Miracatu no mês passado e pude notar o quão foi importante para todas pois já faço isso a 20 anos levo alunas para jogar e conhecer o mundo através do esporte (vôlei,ginástica). Voltando as meninas, elas ficaram maravilhadas com a viagem em ver vacas em montanhas perguntaram se não cairiam pois estavam em um lugar ingrime e quando paramos para que fossem ao banheiro ficaram deslumbradas pois tinha um espelho enorme em todas paredes,sabonetes líquido torneiras que nem sabiam abrir e secaram as mãos sem toalha só vento assim disseram e ao lado uma academia ao ar livre sem ser depredado foram pra lá correndo e o fizeram de parque foi hilários ve-las tão felizes com tantas coisas novas e diferentes do seu cotidiano . Já na cidade quando chegamos nos deparamos com duas quadras próximas e uma das quadras era de uma escola do estado coberta, com arquibancada e torcida civilizada, ficaram paralisada como tudo aquilo era possível. Contudo afirmo que para elas mudar o cenário fez toda diferença e voltaram outras meninas com mais bagagem e mais conscientes e o quanto tem a crescer e aprender tanto no esporte quanto na vida, porque às vezes nas aulas falamos mas quando elas vivenciam na prática é enriquecedor e voltam estimuladas a aprender muito mais.

    ResponderExcluir